Viajando pela Europa: Parte 1 Noruega

Viajando pela Europa: Parte 1 Noruega

Fala galera! Como vocês devem ter ficado sabendo, sou o novo colaborador do blog da Thaika e a partir de hoje eu vou contar um pouco sobre minha viagem gastronômica pela Europa.

Minha primeira parada foi na Noruega, onde tive a chance de experimentar uma culinária totalmente diferente – e o melhor de tudo é que foi também uma excelente oportunidade pra cozinhar com novos ingredientes (porque comer fora é caro PRA CARAMBA). Além disso, essa coisa de dar uma de chef particular me fez desfrutar de outro hábito nórdico: fazer uma visitinha bônus na Suécia a procura de insumos mais baratos (porque muita coisa é cara no mercado também – pelo menos para um turista como eu).

noruega-mesa

Falando em “ser turista”,  viajar no final de ano me proporcionou conferir de perto a chegada do Natal norueguês. Enquanto no Brasil ficamos ansiosos com essa época para comer pernil, tender e fios de ovos (ou até mesmo para tirar as passas – que eu particularmente detesto – de TODAS as comidas), os noruegueses costumam comemorar as festividades pelo consumo da língua de bacalhau. Sabem o que mais?! As crianças de lá também aproveitam a ocasião para descolar um dinheirinho para as férias (o corte das línguas é um trabalho legalizado para os pequenos).

(fonte: http://www.lofotposten.no/ung/henningsvar/fiskeri/artig-men-kaldt/s/5-29-57939)

Mas quem pensa que Noruega é só bacalhau e salmão, está muito enganado. Pela caça ser liberada, lá é possível desfrutar da carne de alce e veado, carne de baleia, pato defumado e outras iguarias peculiares. E falando em peculiaridades, quem visitar o país não pode deixar de provar o famoso Brunost – um queijo marrom com gosto forte e adocicado (na verdade eu não gostei muito, mas vale a experiência). Se você ficou curioso e está pensando em conhecer esse país (que está entre os 5 melhores do mundo para se morar), #fikdik: dê uma passadinha na Fenaknoken – que fica em Oslo na Tordenskiolds, Gate 12 – uma lojinha super simpática com produtos locais e um dono muito gente boa.

Espero que tenham gostado e semana que vem vou partilhar com vocês um pouco da minha ida para a Itália!

Beijos e abraços e até breve.

assinatura-diogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *