Minimalismo: Desafio dos 30 dias, como foi?

Minimalismo: Desafio dos 30 dias, como foi?

Há alguns dias falei pra vocês em um vídeo lá no canal, que aderi ao Minimalismo. Expliquei o porque e como foram meus primeiros dias com esse novo pensamento, esse novo estilo. E hoje voltei aqui pra contar pra vocês sobre o desafio dos 30 dias de Minimalismo, que eu havia comentado já no post aqui no blog, e dizer como isso me ajudou e como foi cada passo dele pra mim.

Já que muita gente tem me pedido pra eu falar mais sobre isso resolvi escrever um pouquinho sobre.

Para quem não viu no último post sobre, este aqui é o desafio que estamos falando:

Minimalismo oferece mais espaço, para foco, gratidão e um trabalho significativo.

 

Dia 01: Fique offline por um dia.

A gente nunca acha que é dependente até se propor a ficar um dia sem entrar em nada online, emails, facebook, instagram, snapchat, blogs, tudo. Apenas mantive meu whatsapp funcionando, porque é por lá que converso com meu namorado, ele foi a única pessoa que respondi e conversei nesse dia. Olha, é difícil, tudo que eu pensava em fazer envolvia ligar o computador ou pegar o celular, tinha que pensar em alternativas para realizar minhas tarefas e ocupar meu tempo.

Dia 02: Medite por 15 minutos.

Caraca! Eu nunca havia meditado na vida, mas sempre achei muito interessante, ai chegou o dia de meditar e tchanan! recorri ao app Zen, da Ju Goes, lá tem meditação para iniciantes e olha que diferença do meu dia antes e depois da meditação. Sou uma pessoa muito ansiosa e minha cabeça as vezes fica a mil por hora que não sei nem por onde começo a fazer tudo que preciso, então foi um desafio MESMO parar, me desligar do mundo, e me conectar comigo mesma, acalmar, e me fez um bem danado!

Dia 03: Limpe sua vida digital.

Vida digital não se resume só as redes sociais, também significa e-mails, assinatura de blogs, de marcas, e por ai vai, tudo que envolve uma vida digital sua tem que ser limpa. Elimine pessoas que você não conhece que só fazem número, sua aba de favoritos anda lotada? Limpe, deixe somente os blogs que você realmente visita, responda e delete e-mails, exclua contatos e seguidores que você não quer mais nas suas redes. Fazer isso da uma sensação de alívio, de limpeza.

Dia 04: Não reclame por um dia inteiro.

Você já tentou fazer isso? Acredito que devíamos praticar TODOS os dias e não somente em um. Reclamar é algo tão negativo, e sua carga é tão grande que só te atrai sentimentos ruins. E acredite, a gente reclama muito, e nem nos damos conta disso. Comigo foi bem assim, preciso praticar mais.

Dia 05: Identifique suas 3 – 6 prioridades.

Isso serve pra VIDA, prioridades, sua saúde? sua profissão? sua família? Coloque tudo no papel, ou no app wanderlist, é muito legal pra manter essas listas sempre por perto pra quando quiser relembrar e não fugir do foco. Precisei de 10 minutos pra fazer minha lista, mas foi bom ter feito para saber qual será meu foco desse ano, o que tenho que aprimorar.

Dia 06: Crie uma rotina matinal

Criar uma rotina parece ser algo chato, mas depois que você o faz entende que ter essa rotina te ajuda até a organizar seus horários, a ter um motivo de levantar, é ter um tempo pra se cuidar antes de começar ao dia agitado. Eu nunca tinha parado pra pensar na minha rotina matinal, então nesse dia prestei bem atenção e fui escolhendo coisas que me faziam bem, para que eu tivesse um dia bom sempre!

Dia 07: Diminua sua lista de leitura.

Tem vários livros na sua cabeceira que não lê desde quando comprou, só nas promessas que vai ler e nunca da tempo, pois é, tá na hora de diminuir essa lista, seja com livros, seja com revistas, sites e blogs, apenas se comprometa com aquilo que pode cumprir, não se sobrecarregue pois cada vez mais você vai criando uma sensação de estar em atraso, de não conseguir fazer e isso vai deixando um peso enorme na consciência. Descobri quando parei pra pensar no desafio, eu sempre tenho livros que começo e não acabo, mas tirei esse peso de mim, agora leio um por vez e não deixo fazer pilha na mesa cabeceira não.

Dia 08: Aprenda a aproveitar a solidão.

Isso eu aprendi em 2008 quando fiz o intercâmbio nos EUA, lá eu fazia muitas coisas sozinha e isso me deu a independência de sempre ter que ter alguem comigo pra fazer alguma coisa legal. Prezo muito por dias sozinha em casa, fazer as coisas no meu tempo do meu jeito, com meus pensamentos.

Dia 09: Diminua sua coleção de maquiagens.

Pra mim juro que não foi difícil essa, eu não sou viciada em maquiagens e comecei nesse universo não faz muito tempo na verdade, eu tenho o básico e o essencial pra mim, quando quero algo mais elaborado falo com alguma amiga que manja dos paranaue e ela faz pra mim.

Dia 10: Sem email e redes sociais até o almoço.

Mais um dia que você fica se policiando pra não fugir das regras, dessa vez é so meio período do dia, e pra mim foi mais fácil que o dia todo, assumo! Mas a gente acaba focando em outras coisas e sendo mais produtiva.

Dia 11: Avalie seus compromissos.

Somos uma pessoa só e não podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo não é verdade? Pra isso é necessário avaliar seus compromissos, ver com o que você tem se comprometido e se tem como cumprir ou se você esta se sobrecarregando.Outra coisa é saber se você esta se comprometendo com as coisas certas, que estão dentro do seu foco e objetivo.

Dia 12: Defina seus objetivos para este ano.

Desde pequena meu pai fazia eu escrever meus objetivos do ano, e tenho isso em diário, hoje eu vejo a importância de fazer isso. É um modo de você se organizar e mandar um lembrete pro seu subconsciente do que você quer pra sua vida, do que quer atrair pra si. Já fiz minha lista de 2017 também no app wanderlist, é dificil e requer ai uns 30 minutinhos do seu dia, você para e avalia tudo que fez e que quer diferente ou com metas novas.

Dia 13: Limpe seu Closet.

Ahhhh virginiana como eu, gosto de tudo limpo e organizado. Sempre faço limpeza no closet tirando roupas que não me servem, que não usei ou que simplesmente não quero mais. Ai sempre divido em doações e em vendas, fiz até uma loja no enjoei. Faça 3 pilhas: 01 de doação (que são aquelas roupas mais usadas mas ainda em bom estado, mais velhas, etc), 01 de venda (que são as peças que você mal usou, com etiqueta, em perfeitas condições que parece até nova) e 01 de dúvidas (são aquelas peças que você vai tentar usar no próximo mês e se não usar vai mudar ela de pilha e desapegar).

Dia 14: Dê um passo a mais aprendendo uma nova habilidade.

Aprender coisas novas é muito bom, acabei descobrindo sem querer novos truques e tive novas ideias.

Dia 15: Examine seus hábitos diários.

Parrei pra pensar em tudo que estava fazendo todos os dias na última semana, tem coisas que deixei de lado porque percebi que não me fazia bem, me estressava, acabei me conhecendo bem mais.

Dia 16: Não compre NADA por 24h.

Mulherada se prepare hahaha o meu caiu bem próximo das semanas de compras natalinas, e me contive MUITO. Eu não sou daquelas que passa o dia comprando e todo dia tem algo novo, na verdade eu sou meio pão dura, eu penso e repenso umas 3x antes de fazer a compra online, na rua costumo comprar mais comida e colocar gasolina no carro, então não tive muita dificuldade com essa ai.

Dia 17: Faça uma coisa de cada vez.

One step at a time, um passo de cada vez! Meus pensamentos as vezes estão a mil por hora, e dai eu começo a ter ataque de ansiedade, onde meu coração vai a mil, eu fico meio nervosa, não consigo me organizar em nada, eis que surge esse desafio pra me lembrar que a gente é uma só, de novo, e que temos que fazer uma coisa de cada vez, pra isso serve a lista do que fazer e prioridades.

Dia 18: Unfollow e Unfriend suas redes sociais.

Vamos lá, esse foi fácil, eu sempre faço uma vez por ano essa limpa. É bom pois as vezes conhecemos a pessoa trocamos um oi, e depois nunca mais e as vezes nem lembramos dela, então porque tê-la em uma rede de amigos?

Dia 19: Saia para caminhar e pratique a mente livre.

Mente livre pra mim foi a parte mais difícil, como sair pra caminhar e desapegar dos pensamentos mil do dia? Foi complicado, mas sai com a minha mãe e ficamos falando da vida, fofocando, ai foi maravilhoso e me fez muito bem, pois a gente se exercitou e ainda passamos um tempo juntas.

Dia 20: Sem TV por um dia, leia.

Pra mim essa também é uma tarefa difícil, eu sou muito ligada a TV e internet, admito! Mas é porque eu sou muito agitada e não consigo ficar em silêncio por muito tempo, por exemplo, to aqui escrevendo com a TV ligada em um filme que nem to prestando muita atenção mas to aqui “vendo”, será que alguem ai me entende? hahaha enfim, eu já fiquei um dia sem TV, já fiquei mais na verdade, acredito que cada vez mais a gente ta desapegando da TV por causa da facilidade que a Internet nos trás, quase a substitui.

Dia 21: Escreva por 20 minutos.

Eu tenho um diário que não escrevo há anos, mas de vez em quando pego ele pra ler e me pergunto porque parei de escrever. É dificil as vezes parar o seu dia um pouco e escrever sobre ele num caderninho não é? Mas isso faz muito bem, igual eu escrever aqui pra vocês.

Dia 22: Crie uma rotina relaxante para dormir.

A mesma maneira que a rotina matinal faz bem a rotina da noite é melhor ainda, pois são vários rituais que fazemos pra nos preparar pra deitar relaxada. To trabalhando nessa rotina ainda, cada dia eu aumento uma coisa hahaha.

Dia 23: Saia sem maquiagem.

Adoro essa, admito! Eu fico sim sem maquiagem as vezes por dias, so passo uma máscara de cílios e um batom e pronta pro dia.

Dia 24: Pratique a gratidão.

É um ato tão simples e enriquecedor mas a gente não costuma praticar com frequência mas quando fazemos isso por um dia inteiro vemos tudo com outros olhos, aquilo que nos irrita passa a não ter mais efeito nenhum, pois a gente procura uma coisa boa a ser grato nessa hora.

Dia 25: Deixe um dia inteiro sem planejar.

Já tentou ficar um dia inteiro sem planejamentos? Um final de semana fazendo só o que te dá vontade e não se preparando para algo que já foi combinado? É delicioso, eu costumo sempre combinar as coisas mas quando chega a hora eu sempre desisto então acredito que meu negócio seja fazer coisas sem planejar, digo essas coisas de diversão e lazer, fica mais gostoso.

Dia 26: Identifique o que te estressa.

A hora de parar pra analisar aquilo que te irrita, já tentou escrever em algum lugar toda vez que ficar irritado pra saber o que te irritou? É uma sugestão, eu por um dia fiquei me analisando e reparando algumas coisas que aconteciam no meu dia que me tiravam do sério, e aprendi que fazendo isso a gente consegue contornar e tentar evitar.

Dia 27: Limpe sua gaveta de bagunça.

Aquela gaveta que a gente guarda tudo e nem pensa em abrir mais hahaha. Eu não tenho uma dessas porque sempre faço limpeza e arrumação do meu quarto, mas nesse dia fiz mais uma vez, tanto papel e coisa inútil que a gente guarda, isso tudo vai abrindo espaço pra coisas maiores e melhores chegarem, acredite, é limpeza de gaveta e de alma.

Dia 28: Abandone uma meta.

Se desapegar também de metas pode ser o que você esteja precisando nesse momento, aquela que você não conseguiu há algum tempo e não desagarra, cada coisa tem seu tempo, não a esqueça, apenas a abandone por um tempo, areje a mente depois você volta pra ela.

Dia 29: Desligue suas notificações.

Se tem uma coisa que me tirava do sério eram as notificações do celular, de mensagens, e-mails, facebook, e por ai vai, tirei todos os sininhos do meu celular, é outra vida. Só vejo quando eu procuro, e é assim que deve ser se não a gente só fica em função dos sinos e não faz mais nada.

Dia 30: Avalie suas 05 últimas compras.

Sempre paro pra pensar se o que eu comprei me foi realmente útil, antes e depois de comprar. Analise, veja se você precisa, se vai usar mais de uma vez, faça uma análise das suas últimas compras e veja se elas realmente foram úteis e conscientes.

4 Comentários

  1. 2 de Março de 2017 / 12:28

    Ahh acho tão maravilhoso.
    Queria ter nascido assim, mais minimalista. <3

    • 8 de Março de 2017 / 09:47

      Miga sua loka eu acho você minimalista, pelo menos no seu estilo. 🙂 Você sempre vai pelo menos é mais, e sempre compõe looks maravilhosos!

  2. 26 de Janeiro de 2017 / 17:42

    Que incrível isso que você fez..é praticamente um detox da vida! Quero me desafiar a fazer isso também e tentar praticar tudo isso aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *