As 10 Dicas de Como Planejar uma Festa em Casa
festa-em-casa

Resolveu receber seus amigos em casa? Vem que te dou todas as dicas para fazer isso dar certo.

Hello party lovers, vamos falar de Como planejar uma festa em casa? Vou dar todas as dicas que acho super válidas para quem não quer errar, vamos lá.

01. ESCOLHA UM TEMA/FOCO

Minha primeiríssima dica que acredito que facilita o planejamento é escolher um tema/foco da sua festa, por exemplo, esse final de semana planejei uma festa com tema “mexicana”, isso já me ajudou a excluir e a encontrar muito mais fácil tudo que eu precisava. Mas existem inúmeras possibilidades, tem festa da Coca-Cola, Festa da Pizza, Festa de personagens, etc.

festa em casa 02. FAÇA UMA LISTA

Antes de qualquer coisa, faça uma lista de tudo que irá precisar providenciar para que essa festa aconteça da melhor forma possível. Faca um checklist mesmo, tenho certeza que vai te ajudar muito.

03. DECIDA A PROPORÇÃO E MODELO DA FESTA

Antes de sair comprando tudo e convidando geral você tem que parar e pensar o que você quer da sua festa,  se é apenas um jantar com amigos mais íntimos, ou um jantar com amigos e agregados e amigos dos amigos, ou se é uma festa com amigos mais próximos, ou aquela festa americana mesmo igual coração de mãe, que sempre cabe mais um. haha Isso é essencial para que você providencie tudo que vem a seguir.

04. LISTA DE CONVIDADOS/ EVENTO NAS REDES SOCIAIS

A melhor forma de “administrar” um evento fácil hoje em dia é com as redes sociais, crie um evento privado no Facebook e convide todos seus amigos (que tenham a rede social né), aqueles que não estão por lá, já tem uma forma de através do evento você enviar uma mensagem pro celular dela direto (é verdade, eu não sabia disso também, até esses dias atrás). Mas atenção, as vezes sair convidando sai um pouco do seu controle, então antes disso escreva em um papel e só depois chame no evento. Não esqueça dos agregados, muitas vezes não temos eles na nossa rede social, então por isso é legal que administre no papel também.

A parte legal do evento é que você pode interagir com todos seus convidados antes da festa, mandar fotos, músicas, e ir animando eles para o grande dia.

05. CARDÁPIO

Hora de decidir o que você vai servir, se você vai cozinhar ou se irá contratar algum serviço de buffet. Hoje em dia existem inúmeros serviços desses que vão em casa e se responsabilizam por TUDO, então é super legal que vocês pesquisem que pode ser que valha mais a pena para que você também curta a festa e não fique só na cozinha. As vezes também você pode ter um conhecido que cozinhe, chame ele para te ajudar, o bom é que se a pessoa já cozinha ela tem idéia de quantidades e assim não tem como errar, mas caso você vá arriscar, aqui vai uma dica de quantidades por pessoa:festa em casa

Bebidas – É super importante você decidir se você que irá fornecer todas as bebidas primeiro de tudo, acho legal as vezes dependendo do tipo de festa você fornecer a comida e a bebida comum e pedir para que tragam a bebida de preferência de cada, porque cada um bebe uma coisa, então facilita pra você e pra eles. Depois já separe um lugar especial para que elas fiquem de fácil acesso na festa, isso é bem importante, se não você terá que servir o tempo todo – faça uma mesa de drinks com tudo que será preciso para fazer qualquer tipo de drink (caipira, misturas, etc) e deixe tudo arrumado para que eles consigam se servir sozinhos. *** NÃO ESQUEÇAM DO GELO.

festa em casa

06. DECORAÇÃO

Essa é a parte que eu mais me divirto, adoro fazer e pensar em decoração pra festa. Minha dica se você não faz ideia do que fazer, vá em lojas de decoração, de embalagens e pesquise tudo que eles tem, sério, você se surpreende com a quantidade de opções que pode ter. Pesquise muito na internet, no tio google e no Pinterest são os lugares de onde eu mais tiro “inspirações”. Algumas ideias bacanas para decoração:

a. Copos/pratos/guardanapos/ canudos coloridos.

b. Posters e plaquinhas divertidas com frases e imagens do tema (Pinterest)

c. Doces coloridos (chocolates/marshmallows/balas isso dá um efeito bem legal na mesa)

festa em casad. Velas/luzinhas – é sempre legal ter na decoração, deixa mais íntimo e aconchegante.

e. Garrafas vazias – é uma super dica de decoração/ usá-las como vaso fica super rústico e bonito

festa em casaf. Balões com Nome ou idade, metalizados com gás hélio.

festa em casag. Mesa principal: em alguns tipos de festa ter uma mesa principal é essencial e super prático pois é la que vão estar todas as comidas/doces e seus convidados poderão se servir sozinhos. * Caso não queira muita decoração, na maioria das vezes focar na mesa principal é o ideal, capriche nela e o resto serão apenas complementos.

07. ANIVERSARIO? LEIA AQUI.

Caso você vá fazer seu aniversário, terá que pensar também em alguns outros itens super importantes, que é :

  • o bolo – Super importante, acho ele um item essencial. E hoje em dia existe um mais lindo e delicioso que o outro. E com certeza deve ser pedido com antecedência né?!
festa em casa
  •  as lembrancinhas: sim, eu acho super legal mesmo depois de “velha” dar lembrancinhas para seus amigos, além do mais eles te prestigiaram indo até sua festa e te deram presentes, não é? É sempre legal dar um agrado e mostrar que se importa com eles.festa em casa

08. PLAYLIST

Existem inúmeros sites e softwares de música hoje para que você não sofra na hora de escolher as músicas da sua festa, o que não pode é não ter música, por mais que seja um jantar apenas, ter uma música é sempre mais agradável e divertido. Ai vão algumas dicas:

Depois disso você tem que providenciar as caixas de som e se irá tocar pelo celular ou pelo seu notebook. Ai é só separar tudo e pronto!

09. ORGANIZAÇÃO

Bom, depois de tudo isso, quando já estiver quase o grande dia chegando, hora de se planejar na organização da sua casa e ver onde cada coisa irá ficar, se possui todos os acessórios e itens que irá precisar para montar sua mesa principal, a mesa de drinks (no caso de festa), a mesa de música, qual banheiro seus convidados irão usar e os itens necessários e básicos de banheiro*), placas indicativas (caso sua casa tenha vários ambientes), local para colocar os presentes (caso seja festa de aniversário/chá de casa nova/ ou algo que venha a receber presentes). Tudo isso conta na hora da festa.

*Check list de banheiro:

Papel higiênico;
Sabonete;
Álcool Gel;
Saco de lixo;
Toalhas ou folhas para secar as mãos.

  • 9.1 – NO DIA: É sempre bom estar com tudo pronto ou encaminhado pelo menos 1h antes da hora combinada com seus amigos, assim te dá tempo de ver se esqueceu de alguma coisa de última hora e providenciar.

10. PARTIR PRA FESTA.

Agora é só gelar as bebidas, esquentar a comida e partiu aproveitar!

Espero que tenham gostado. Beijos!

anuncioanuncio
Thaika Ferreira, por Thais Ferreira © 2016 - Design por Susan Santos e Programação Sara Silva